Localização

Localização de Breu Branco no Pará



LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

          O Município de Breu Branco está localizado na mesorregião do sudoeste do Estado do Pará, na microrregião de Tucuruí, possui área de 4.013.36km² e seus limites são: NORTE: Tailândia, Moju e Baião; LESTE: Goianésia do Pará ; OESTE: Baião e Tucuruí.
          O  Município não conta com distritos, mas tem 10 vilas: Jutaí, Nazaré de Patos, Roça Comprida, Moru, Moju, , Areal, Placas, Vila das Crioulas e Raimundo VIII.
A área total do Município de Breu Branco equivale a 0.33% da área total do Estado do Pará.
         O acesso ao Município de Breu Branco é realizado através da alça viária de onde segue por rodovia asfaltada, a PA-150, que liga a PA - 263, até o km 11, onde fica a sede municipal. O Município está localizado a 320km de Belém.
          A sede do Município apresenta as seguintes coordenadas geográficas: 03°46’20 “de latitude sul e 49° 34’ 18” de latitude norte. O clima equatorial superúmido apresenta temperatura média anual de 26°C, com máxima de 32°C.; a precipitação media anual é de 2.473mm e está distribuída basicamente em dois períodos: um bastante chuvoso, entre dezembro e maio, e o outro menos chuvoso, entre junho e novembro. A umidade relativa do ar é elevada, com média anual de 78%. A hidrografia é formada por dois rios principais: o Rio Tocantins e o Rio Moju, e também pelo grande lago artificial da UHE de Tucuruí, além de vários igarapés como Grande, Moru, Jacundá e Areia, no Rio Tocantins, e os igarapés do Rio Moju: Mojuzinho, Costão do Sabino, Terê e Pitinga.


Usina Hidrelétrica de Tucuruí se localiza a  aproximadamente 10 km de Breu Branco.